A diferença entre Plano de Medicamentos e Convênio de Farmácia
É muito comum as pessoas confundirem Plano de Medicamentos e Convênio de Farmácia. Isso acontece já que os dois são considerados benefícios e envolvem o preço final da compra de remédios. Ambos também existem como forma de incentivar que o paciente realize o tratamento medicamentoso proposto pelo médico de forma completa, principalmente quando envolve remédios de alto custo e de uso contínuo. Apesar de terem alguns aspectos em comum, eles são totalmente diferentes quanto à função.
O Plano de Medicamentos é oferecido pelas empresas aos seus colaboradores como benefício com o objetivo de auxiliá-lo a ter acesso aos medicamentos em caso de real necessidade, complementando a assistência oferecida pelo plano de saúde refletindo na melhoria da saúde. O benefício faz com que o colaborador se sinta assistido e amparado pela empresa. Já o Convênio de Farmácia basicamente é uma parceria em que uma rede de farmácias específica dá descontos em medicamentos a clientes de um plano de saúde ou colaboradores de empresas conveniadas, algumas vezes vista como estratégia para fidelizar clientes.
Atualmente, no Brasil, quase 300 empresas, somando cerca de 2 milhões de usuários, já oferecem Planos de Medicamento como parte do pacote de benefícios para seus colaboradores. O Plano de Medicamentos pode oferecer subsídios de até 100% nos medicamentos, abrangendo tanto os de referência, quanto similares e genéricos. Além dos benefícios citados, as prestadoras do segmento oferecem, ainda, serviços de business intelligence com análise do comportamento de compra de medicamentos para apoiar a tomada de decisões estratégicas da Gestão de Saúde da empresa.
PBMA
A Associação Brasileira de Operadoras de Planos de Medicamentos (PBMA), criada em 2011, é composta pelas três maiores empresas do segmento que trabalham juntas para disseminar conhecimento sobre os programas de subsídios de medicamentos e sobre a importância da adesão aos tratamentos medicamentosos, além de gerar conexões entre áreas de Recursos Humanos, Indústria e Varejo Farmacêutico visando apoiar a gestão holística da saúde.