Um artigo publicado na Lancet Diabetes and Endocrinology, uma das mais importantes revistas científicas, avaliou casos de mortes de pessoas abaixo de 25 anos em decorrência de diabetes. A partir do Estudo de Carga Global de Doenças (estudo de mortalidade e incapacidade causadas por 369 doenças e 87 fatores de risco) entre 1990 e 2019, pesquisadores vinculados a diversas instituições investigaram dados de 204 países e territórios com população superior a um milhão de habitantes. 

World diabetes day;docter holding patient hand’s

Os cientistas concluíram, a partir de óbitos por diabetes tipo 1 e tipo 2, que o acesso gratuito ou facilitado à insulina pode evitar a maior parte dos óbitos por diabetes, já que as regiões com maiores índices de mortalidade pela doença possuem baixos índices de desenvolvimento. Constatou-se que cerca de 16.300 mortes por diabetes 1 e 2 somadas no mundo no ano de 2019, com 73% sendo diabetes tipo 1 e 27% diabetes tipo 2. 

Os resultados do estudo intrigaram os pesquisadores devido ao fato de que a maior parte dos falecimentos poderiam ser facilmente evitados caso houvesse acesso gratuito ou facilitado à insulina – invenção cuja descoberta completou simplesmente um século no ano passado. 

Demografia

Os cientistas observaram que quanto menor o índice sociodemográfico do país maior a mortalidade por diabetes na população jovem. Isso porque 97% dos casos são de países de baixa e baixa-média renda. Os países com os piores resultados são: Indonésia, Papua Nova Guiné e Brunei, Moçambique e Zimbábue, Haiti, Venezuela e Paraguai.

Já o Brasil está na contramão: houve uma diminuição de 74,5% nas mortes por complicações agudas (categoria cuja diabetes está inclusa) em pessoas com menos de 40 anos de 1991 a 2010 após a disponibilização gratuita de insulina e crescimento e ampliação da Atenção Primária em Saúde.

A diabetes, assim como todas as doenças crônicas e agudas, exige cuidados adequados e constantes. Cada vez mais mortes podem ser evitadas, e é possível, sim, levar uma vida saudável, aderindo ao tratamento médico e medicamentoso e levando os seus dias com qualidade de vida. Converse já com seu RH sobre os benefícios de um Plano de Medicamentos e comece a desfrutar das vantagens que ele pode te oferecer! 

Deixe um Comentário